um dia de que o Parlamento da Catalunha celebre, previsivelmente, a investidura de Carles Puigdemont como novo presidente, a tensão cresce entre os partidos socialistas e o Governo central. Um senhor fugiu da justiça, que tinha a intenção de, unilateralmente, liquidar a soberania e unidade nacional, não podes ser presidente de nada”, disse Rajoy, em declarações à Cadena Cope. “Eles estão muito tranquilos. Parlament aos pés dos separatistas e não cometa os mesmos erros que a Sra. que Esse é o único mensagem política que tem? No Governo e nos sentimos satisfeitos todos os dias de cumprir com a nossa atribuição.
Nesse mesmo ano, um grupo de operários desconhecidos quebrou a mão tomadas as oliveiras, a fazenda de Sabino Ezquerro Ezquerro, vereador da câmara Municipal. Em janeiro de 1916, é gerado o primeiro sindicato de classe em Pradejon, a Sociedade de Operários, Agricultores, presidida por Pedro Ortega. Nesse mesmo ano, muitos empregados de Pradejon que trabalhavam nas obras de um dos trechos do Canal serão processados por chamar um empreiteiro “ladrão”, “bandido” e “bandido”, amenazándole com tomar-lhe a bolsa de dinheiro que levava. Em 1917, a Sociedade de Operários, Agricultores, celebrou-se o Primeiro de Maio em Jogo de Bola.
Em 1918 a gripe espanhola assolou Pradejon, levando-se só em outubro a quarenta e cinco pradejoneros. Passada a gripe, em 1920 foi fundado o Sindicato Único de Trabalhadores, o que acabou integrando a antiga Sociedade de Operários, Agricultores. Este sindicato estava afiliado pela central anarcossindicalista CNT e é mostra clara do movimento operário que houve durante esses anos na vila. Primo de Rivera, dissolveu todos os partidos políticos e os substituiu por um partido único, a União Patriótica.
por tua vez, mandou a formar em todos os municípios um Somatén, quer dizer, um corpo de voluntários armados encarregados de velar na ordem pública. Estes dois organismos articularão um regime baseado pela manutenção da ordem e pela exaltação do nacionalismo e da moral católica. Como no resto de Espanha, Pradejon porá em prática essas reformas, o movimento operário será silenciado e as antigas classes caciquiles continuarão influenciando na vida pública, dada a tua seriedade social.
Muitos antigos caciques encontrarão prontamente de acolhimento em instituições do regime. O potente vínculo que a ditadura manteve com o catolicismo, será refletida nas cerimónias de entronização do Sagrado Coração de Jesus nos Municípios. Em Pradejon este acto teve espaço em setembro de 1929, com a assistência da Corporação Municipal, o Bispo, o Governador Civil e o Presidente da Câmara Municipal. Pela manhã, o Sagrado Coração foi levado em procissão a Escolas Nacionais, acompanhado de música, rotação de sinos e de lançamento de foguetes, para ser entronizado diante as criancinhas. Ao meio-dia, foi oferecido um banquete às autoridades e, agora pela tarde, entronizó outra imagem do Sagrado Coração, na Sala de sessões Plenárias da câmara Municipal.
No decorrer da jornada, recordou-se que “a apoio religiosa é a pedra fundamental da comunidade” e que precisa de “a restauração das idéias católicas”. Esta exaltação do catolicismo vai pros protestantes em um dos grupos mais recalcados durante este tempo.
As autoridades políticas do instante lhes recusar-se a criação de algumas capelas, a abertura de escolas laicas e a promoção de enterros protestantes. Em Pradejon recorda-se um ano em que os católicos ficaram o altar do Corpus Christi pela frente da igreja protestante, pra fazer coincidir a procissão católica com o culto da capela e, desse jeito, provocar deliberadamente. Não conformes com isso, alguns católicos entraram pela igreja, para rejeitar os protestantes, em razão de lhes preocupavam com os seus cantos.
- o Orçamento de receitas (o total bruto sem dedução de despesas)
- 3 População assexuada
- 2 Infarto do coração
- sete Posição de outros partidos e políticos
- Sexta-feira, das 17h00 às 21h00
O pastor respondeu-lhes que eles estavam em casa e que os que estavam pela rodovia eram eles. Desde aquele dia, todos os anos, situou-se o altar do Corpus Christi pela frente da igreja protestante. Até 1926, as Escolas Nacionais já contam com cerca de duzentos alunos matriculados, número exagerado para a inteligência docente de seus dois únicos professores, um pra gurias e outro pra moços.
A solução virá após a ampliação dos graus em 1927, assumindo a chegada de dois novos professores e a divisão das classes por idades. Para atender a essas reformas, a Prefeitura teve que habilitar dois locais, um pra promoção dos graus e outro pra dotar os professores de uma “casa-quarto”. Ademais, sobre o assunto essas datas, Pradejon vai iniciar os trâmites para dotar o bairro de um sistema de abastecimento de água, trazida a partir da referência Da Gargantilha, em Ocon. Em 1930, a potente oposição contra Primo de Rivera obriga este a renunciar pra impossibilitar a queda da monarquia.
Alfonso XIII nomeia nesta ocasião a Dámaso Berenguer, como o novo presidente, assumindo esta eleição, o começo de uma nova fase de abrandamento da ditadura, a qual é conhecida como Dictablanda. Em Pradejon, depois da fabricação do novo governo, setenta e cinco vizinhos necessitam apresentar um requerimento, solicitando a exclusão de 4 vereadores do mesmo, por ter pertencido à União Patriótica e ao Somatén, entre eles o respectivo presidente da câmara.