Miami na justiça norte-americano sob a acusação de conspiração para cometer espionagem, conspiração para cometer assassinato, atuar como agente de um governo estrangeiro e algumas atividades ilegais nos Estados unidos. Os 5 estavam nos EUA para constatar e se infiltrar nos grupos cubanoamericanos Alpha 66, os Comandos F4, a Fundação Nacional Cubano-Americana e Irmãos ao Resgate.
Faziam parte Da Rede Vespa. O governo cubano reconheceu que os cinco eram agentes de inteligência em 2001, após refutar durante 3 anos. Disse que estavam espiando a comunidade de exilados cubanos de Miami, não para o governo dos Estados unidos. Cuba diz que os homens foram enviados pro sul da Flórida, pela sequência de inúmeros atentados terroristas em Havana organizados pelo terrorista anti-comunista Luis Posada Carriles, um ex-operacional da Agência Central de Inteligência. Os 5 apelaram tuas convicções e as preocupações sobre a imparcialidade de teu julgamento, receberam atenção internacional. Em junho de 2009, a Suprema Corte dos estados unidos.
- Se você não responder às solicitações de e-mail que lhe for enviado, você perderá leads
- Banco de Crédito do Peru (13 escritórios e 28 caixas automáticos (ATM))
- 3 Oscar
- trinta e seis O United pensa em Hart
- O desemprego agropecuário
Estados unidos. recusou-se a ler o caso. Em Cuba, os 5 são vistos pelo governo como heróis nacionais e anunciados por ter sacrificado a sua liberdade em defesa de teu povo. René González foi posto em liberdade no dia sete de outubro de 2011, tendo cumprido 13 anos de tua sentença, com três anos de liberdade condicional nos Estados unidos.
Foi-lhe permitido regressar a Cuba para o funeral de seu pai, em vinte e dois de abril de 2013, e um juiz federal permitiu-lhe continuar ali a toda a hora que renunciar à sua cidadania norte-americana. Os participantes restantes foram lançados em dezessete de dezembro de 2014, numa troca de prisioneiros com Cuba por um oficial da inteligência norte-americano, identificado por um norte-americano de alto escalão como Rolando Sarraff Trujillo.
A troca de prisioneiros, o que coincidiu com a libertação de Cuba do empreiteiro norte-americano Alan Phillip Gross, bem que os governos marcaram a libertação de Gross como não relacionada com a troca de prisioneiros. Alguns observadores viram estes eventos como um primeiro passo para o relaxamento das relações políticas entre os Estados unidos e Cuba, conhecido como o Degelo cubano.
Antonio Guerrero Rodríguez (Miami, 1958) engenheiro na Construção de aeródromos, poeta, 3 filhos, agente da DGI (Direcção de Inteligência) de Cuba. Condenado a vinte e dois anos de prisão. Fernando González Llort (Havana, 1963), casado, graduado do Instituto de Relações Internacionais (IZRI), do Ministério de Relações Exteriores de Cuba e do Minint, agente da DGI.
Sentenciado a dezoito anos de prisão. O 27 de fevereiro de 2014, depois de cumprir uma pena de 17 anos e nove meses, foi libertado da prisão de Safford, Arizona, pra ser deportado para Cuba. Nos dias de hoje é Vice-presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos. Gerardo Hernández Nordelo (Havana, 1965), casado,uma filha, um graduado do IZRI, cartunista e agente da DGI.