Lourenço de Cantuária (falecido em dois de fevereiro de 619) foi o segundo arcebispo de Canterbury e filiado da missão gregoriana enviada da Itália para a Inglaterra, pra converter os anglo-saxões ao cristianismo. A data em que chegou a Inglaterra é controvertida. Agostinho de Cantuária, e o glorificou bispo pra que ele fosse teu substituto e, desta forma, proporcionar a perpetuidade no cargo.
Lorenzo tentou, sem sucesso, resolver as diferenças existentes com os bispos nativos e manteve correspondência com eles pra tratar os diferentes pontos em briga. Também, enfrentou uma incerteza advenida depois da morte do rei Etelberto de Kent, quando o sucessor desse último abandonou o cristianismo; tempo depois, conseguiu reconvertirlo. 601; ambos os grupos de estudos coincidem em que não fazia porção do primeiro grupo de missionários.
Agostinho enviou a Lorenzo de volta com o papa Gregório Magno, para informá-lo a respeito da conversão do rei Etelberto e pesquisas a respeito de estilos da evangelização e institucionalização da igreja. A sua chegada, trouxe consigo as respostas de Gregório pras questões feitas por Agostinho, um documento que Beda transcreveu e que comumente é conhecido como Libellus responsionum (“Livro de respostas”). Atualmente acredita-se que o texto destas respostas foi redigido pelo respectivo Lorenzo, a começar por seu encontro com o papa Gregório.
São Lourenço de Cantuária é, possivelmente, o Lorenzo referido na carta que o papa Gregório enviou a Berta, rainha de Kent. Gregório Magno agradece a Bertha, por tua participação pela conversão de seu marido e sinaliza que isto soube, por boca de Lorenzo, o sacerdote. No verão de 601, Lorenzo voltou para a Inglaterra com Melito, que seria o terceiro arcebispo de Canterbury.
Agostinho glorificou Lorenzo antes de falecer, contra a tradição vigente na Igreja, pois que desse jeito assegurava a sucessão: preocupava-se com que a sede ficasse vago e a tarefa sofresse então. Não obstante, Lorenzo nunca recebeu o pálio de Roma, isto é, nunca obteve a ratificação, por isso pode talvez ser considerado um bispo não canônico pra Roma.
Em 610, recebeu correspondência do papa Bonifácio IV dirigida a ele, como arcebispo e subcessor de Agostinho. Estas cartas chegaram pelo motivo de Lorenzo havia enviado Melito a Roma previamente em 610, pra receber conselho do Papado sobre dúvidas internas da Igreja de Inglaterra. Enquanto estava em Roma, Melito assistiu a um sínodo e trouxe consigo os decretos lá aprovados para entregárselos Lorenzo.
- O cenário da adopção neste instante que está muito pela moda, você o está a imaginar
- Super bem, fale-me
- Assessor: Rosendo Béjar
- Adolescência dos filhos
- 4 o que Permite Deus a poligamia
- 3 Entrega pra Wii
Foi Lorenzo que, em 613, glorificou a abadia de San Agustín, que Agostinho havia criado em Canterbury, e que dedicou a são Pedro e São Paulo. Este templo foi assim sendo dedicado a Santo Agostinho de Cantuária. Em 609, Lorenzo segurou -em uma carta aos bispos e abades da Escócia – que Dagan, um bispo celta sede desconhecida, recusou ingerir com os bispos de lá devido a das diferenças entre as duas igrejas. Em outro momento, Lorenzo escreveu que “alguns celtas que vivem onde o universo termina não podem sustentar que sabem mais do que todas as igrejas da cristandade”.
Durante o governo de Lourenço, Etelberto faleceu em 616 e seu filho Eadbaldo voltou às antigas crenças e vários missionários promissores fugiram para a Gália, todavia Lorenzo conseguiu reconvertirlo. Conta-Se que Lorenzo estava dando por vencido, no momento em que foi visitado por São Pedro em uma visão, e que Pedro o teria castigado. As marcas dos golpes foram mantidas e depois mostrá-las ao rei Eadbaldo, este se tornou. Beda, mas, acrescenta que a morte na batalha de alguns líderes de partidos pagãos assim como teria influenciado Lorenzo pra permanecer.