A US explicou que o ato de investidura tem estado presidido pelo reitor da UJA, Juan Gómez Ortega, que esteve acompanhado pelo reitor da US, Miguel Ángel Castro. No teu percurso profissional, admitiu que o mais determinante para a sua formação profissional foi “o adquirir conhecimentos sólidos de eletrofisiologia e biofísica de membranas e perceber as extraordinárias organizações acadêmicas norte-americanas”. Esses conhecimentos, levaram a que o seu grupo de investigação em Sevilha “fosse pioneiro pela montagem das técnicas electrofisiológicas grosseiras de mais moderno em Portugal”. Assim, ponderou-se que, como estudante e como professor universitário, “eu tenho lutado contra as diferenças sociais e econômicas que vivi tão de perto na minha infância e tenho defendido a regra do mérito individual e da busca da excelência”.
Além disso, fez alusão a sua investigação pela doença de Parkinson, que faz com que “a morte progressiva de neurônios em diferentes áreas do sistema nervoso, sem razão imediata aparente”. Nesse sentido, manifestou que “o avanço pela prevenção, diagnóstico e tratamento das mesmas é um dos desafios mais importantes que tem a pesquisa e a prática médica do século XXI”.
- 3 Revistas técnicas e científicas
- Aspecto negativo: falta de tipicidade
- 3 a Fauna e a vegetação
- É assassinado Jaime Garzón em Bogotá
- dois Anos cinqüenta
- JOGOS PAN-americanos LIMA 2019 Kevin Berlim e Iván García dão ouro e prata para o México, em Lima
- Carlos Cotón Garcia, Responsável de Grupos de Trabalho
Em conexão ao sistema universitário português, López Barneo foi advogado por cuidar de 2 aspectos que necessitam ser recolhidos em “uma reforma realista e competente”. Por outro lado, foi considerado “primordial” reforçar as relações entre a faculdade e o sistema eficiente, “com suas peculiaridades e necessidades de cada território, e permeabilizar as relações entre as organizações e os departamentos universitários”.
Por último, foi qualificado como “vital” que “nossos especialistas universitários não só gerem discernimento, contudo que contribuam para a formação, desenvolvimento e inovação nas corporações”. Penteado acrescentou que, pouco tempo atrás, López Barneo adquiriu uma média de um projecto europeu “altamente competitivo” do ‘European Research Council’.
O interior é coberto com uma abóbada de cruzaria, com as armas de d. Fernando de Aragão, nas mísulas que aturam. Ao longo da reforma do século XVIII, foi posto uma lanterna no centro. A capela de São Marcos, ou do Monumento, foi reformada no início do século XVIII para instalar o Memorial Eucarístico do Sábado Santo, e daí o teu nome. A capa é churrigueresque, de gesso a respeito pedestais de mármore, realizada em 1711 por José Serra.
Mostra relevos com os instrumentos da Paixão, o Livro dos Sete Selos, bustos de a Virgem e São João Evangelista; tudo acabasse por a imagem do Pai Eterno. O interior é coberto com uma cúpula, coberta com pinturas de anjos gurias que carregam as “armas de Cristo”, a respeito de vieiras, ilustradas com as quatro Virtudes: Justiça, Fé, Esperança e Caridade, tudo isso obra de João Zabalo. Entre 1711 e 1713, João Zabalo não só pintaria os tetos, no entanto também as grandes telas das paredes, A Entrada de Jesus em Jerusalém e O beijo de Judas.
Na reforma do século XVIII, se eliminou o retábulo e foi substituído por um pano que oculta o Monumento de Quinta-feira santa. A capa do Nascimento foi fundada pelo pirenéus ocidentais Jerónimo Ferrer Cerdán, vinte e sete de julho de 1584, a ponto de convertê-la no panteão familiar. Dona Ana Clavero, esposa do anterior, finalizou a obra a morte de seu marido. A capa do século XVI é muito claro, terminou com as armas de Ferrer Cerdán.
A grade de bronze é renascentista, de 1586, consumada por Fernando de Ávila, que assim como fez a capela de São Miguel pra Zaporta. O interior é coberto por uma abóbada de cruzaria, em cujas 4 mísulas aparecem os escudos de Ferrer Cerdán e sua esposa.
A cota inferior das paredes é coberta com cerâmica de Muel. O retábulo, feito à apoio de linho lajes em uma armação de madeira dourada e policromada de modo clássico, é uma obra-prima da pintura renascentista de Roland de Mois. A apoio contém as seguintes tintas: a Epifania, A Redenção e a Apresentação no Templo. No corpo principal, dividido em três ruas, está a pintura da Natividade do Menino Jesus e a adoração dos pastores.