Precisa ser reciclada segundo o livro de modo da Wikipédia. Precisa melhorar a tua infraestrutura. Sua redação não segue as convenções de tipo. Carece de fontes ou fontes que apareçam numa referência respeitável. Pode conter dicas desatualizadas. O universo dos jogos de video em Linux começou como uma extensão dos jogos prontamente existentes em outros sistemas Unix, diversos deles jogos de software livre ou sem interface gráfica. Muito em breve, com a chegada de grandes títulos comerciais em meados dos anos noventa, organizações como a Id Software, Loki Software ou Origin Systems comportados seus títulos pra Linux, dando um panorama de crescimento no setor.
quanto à os jogos pra Linux, a ocorrência compreende os sistemas operacionais baseados em Linux, os jogos eletrônicos de software livre ou de código aberto, pra jogos comerciais ou jogos portados pra Linux. Sob esta temática bem como nessa compreendidos alguns consoles de jogos de vídeo baseados em Linux, como o console Pandora ou assim como às distribuições Linux voltadas pros jogos eletrônicos como SuperGamer. Embora a plataforma Android tem um kernel fundamentado no kernel do Linux, não se costuma comparar o mercado de jogos para Android com o GNU/Linux. Mais há pouco tempo, o mercado de jogos de Linux foi visto qualquer coisa mais referente com aqueles de algumas plataformas, como o da Mac.
No universo de jogos eletrônicos tem que-se ter em conta o suporte pra hardware, em razão de os jogos exercem um emprego intensivo de gráficos, sons, cálculos de CPU ou espaço de armazenamento em disco. O projeto DRI oferece drivers pra placas de vídeo de código aberto com aceleração gráfica, e corporações como a NVIDIA e AMD (antes ATI) assim como libera os módulos (drivers) binários para o kernel, de suas placas de video. Wii, que permite que os desenvolvedores de jogos acessar o hardware da consola, sem o gasto do kit de desenvolvimento de jogos. Vários periféricos de jogos bem como funcionam no GNU/Linux, por exemplo mouses para jogos, desde que os drivers oficiais de Linux.
Existem imensas ferramentas pro desenvolvimento de jogos que funcionam no GNU/Linux, incluindo Blender Game Editor e GtkRadiant. Os jogos no GNU/Linux começaram em vasto porção como uma extensão da de imediato presente cena de jogos de filme é compatível com ambos os sistemas falando numerosos títulos aproximados. Esses jogos eram, em sua maioria, originais ou clones de jogos de arcade e de aventura de texto. Um exemplo marcante disso são os jogos chamados BSD Games, uma coleção de títulos de ficção interactivos.
As metodologias do software livre e de código aberto que deram origem ao desenvolvimento de sistemas operacionais em geral, também deram território à construção precoce de vários jogos. Entre os primeiros títulos conhecidos acrescentam NetHack, Netrek, xBill, XEvil, xbattle, Xconq e XPilot. Como o sistema operacional cresceu e expandiu-se por si mesmo, a quantidade de jogos livres e de código aberto bem como aumentaram em escala e complexidade.
- Started log warning on pages that use too many items (phab:T184319)
- Templates Excel
- Terminei meus estudos e eu não entendo o que fazer nesta hora. Como posso comprar assistência
- quatro Dificuldades pela implementação nesse conceito
- Após manusear o lixo
O início dos jogos comerciais pro GNU/Linux é atribuída frequentemente que começou em 1994, quando Dave D. Taylor mudou-se em seu tempo livre, o famoso jogo Doom para GNU/Linux, tal como pra novas plataformas. Desde então, ele ajudaria a fundar o estúdio de desenvolvimento Crack dot Com, que lançou o jogo Abuse, com uma porta pra GNU/Linux publicado na Red Hat. Software, o desenvolvedor original do Doom, também continuou lançando seus produtos no GNU/Linux. Seu jogo Quake foi portado pro GNU/Linux em 1996, mais uma vez por um funcionário trabalhando em teu tempo livre.
Mais tarde, os produtos da id Software, continuaram sendo portados por David Kirsch e Timothee Besset, respectivamente. Em 1995 DUX Software contrata Don Hopkins para portar SimCity pra Linux. Inner Worlds, em 1996, que foi lançado e criado em sua maioria para Linux. Em 1998, 2 programadores da Origin Systems mudaram Ultima Online pra Linux. Apesar do fracasso comercial, atribui-se a esta organização, o nascimento da indústria moderna de jogos pra GNU/Linux.
SDL, como este dar início o projeto da biblioteca OpenAL audio. Após o fim de Loki, o mercado de jogos no Linux passou por algumas mudanças. Foi influente pela motivos Ryan C. Gordon, um ex-funcionário de Loki, que na próxima década porto incalculáveis títulos para diversas plataformas, incluindo Linux.
nessa data diversas organizações, como por exemplo, id Software, começaram a liberar o código fonte de seus jogos antigos, o que fez proliferar que muitos jogos antigos fossem para Linux e outros sistemas. O mercado de jogos no Linux bem como experimentou um certo crescimento nos anos de 2010, com o progresso do Jogo Indie, com diversos desarrolldores indie dando suporte a várias plataformas.
A iniciativa Humble Indie Bundle ajudou a demonstrar formalmente esta nova tendência. Left quatro Dead 2, obtendo em sua última prova um considerável desempenho, até mesmo superior ao que tem tua versão para Windows. Em novembro de 2012, a Unity Technologies comportado teu motor de jogo e sistema de fabricação de jogos Unity do Linux desde a versão 4. Agora todos os jogos montados com o motor Unity conseguem ser portados para Linux com facilidade. AssaultCube é um jogo de tiro em primeira pessoa. Battle for Wesnoth é um jogo de estratégia por turnos. BZFlag é um jogo de tanques (com os saltos). Chromium B. S. U. é um jogo de ritmo rapidamente, um mata-marcianos vertical.