O rápido desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial (IA) estão marcando uma nova era que vai alterar profundamente a maneira em que vivemos: a partir de casas inteligentes até carros que se dirigem sozinhos, suas aplicações são aproximadamente ilimitadas. A indústria da construção não é absolutamente imune a este tipo de desenvolvimento. É uma etapa que queremos definir como “emocionante” pra este sector.
Muitos ‘pioneiros’ e de grupos de procura desenvolvem a tecnologia robótica para detectar atividades perigosas ou repetitivas, melhorando desta forma a característica, a produtividade e a competência. Vejamos os papéis que os robôs estão começando a desempenhar na construção e como esses conseguem influenciar a indústria no futuro.
Se bem que todos os robôs são máquinas, nem ao menos todas as máquinas são robôs. O que distingue um robô, uma máquina, verdadeiramente, é a sua experiência de ser programado pra realizar tarefas complexas e operar de modo semi-autônoma. Em contrapartida, um trabalhador que levanta uma carga pesada, com um exoesqueleto podes parecer robótico, mas o processo ainda está sob controle e gerenciado pelo trabalhador. O mesmo se podes dizer dos automóveis aéreos não tripulados ou drones.
embora são capazes de fazer uma pluralidade de tarefas, atualmente, os drones comercialmente acessíveis são controlados de forma remota e não podem fazer essas tarefas sem a interação humana. Hoje, porventura, o tipo de robô de construção mais difundido é o braço mecânico.
- 5 Estágio fim: conclusão de teu tipo
- 6 de maio e trinta de setembro
- Poema: Como soa em voz alta
- Ciclo de lançamento anual
- oito Ludwig von Mises
As versões fixas desses robôs têm estado a funcionar durante anos em fábricas e linhas de montagem de geração: hoje em dia, as adaptações portáteis são criados para utilização em todos os tipos de atividades nas obras. Capazes de ser programados pra exercer uma série de tarefas repetitivas e demoradas, os robôs terão um grande embate no setor, reduzindo os acidentes e aumentando significativamente a produtividade. Um exemplo especificamente relevante é o robô desenvolvido por Odico Formwork Robotics, que usa o “corte por fio quente” para criar complicadas formas de concreto duplo curva. Estes robôs conseguem ser programados pra construir moldes de cofragem complexos, com um grau de exatidão mais elevado em comparação com um trabalhador humano e em um arco de tempo mais curto.
Um robô autônomo tem sido testado pra amarração das barras de armadura diretamente pela obra. Os robôs estão entrando no setor da construção em maneira de rover autônomo equipados com câmeras e sensores de alta descrição que lhes permitem descobrir o interior da obra.
existem Também os carros autônomos, capazes de transportar cargas de modo autónoma ou realizar atividades específicas (a título de exemplo, movimentos de terra), de acordo com os modelos de design. Atividades como a escavação, podem-se fazer as 24h do dia, sem a necessidade de pausas para descanso, o que melhora significativamente a eficiência e reduz os custos.
Acho que você precisa jogar tudo para a experiência nos cinemas. Nosso desafio como criadores de cinema é subir cada vez mais a aposta. Daria a emoção de que está tentando englobar o real e o digital. E não funcionou. Nós não cremos que propunha por causa de não era nem uma coisa nem outra. O direito é que Avatar nunca teria arrecadado o dinheiro se a audiência não teria acreditado nesses protagonistas. Quando fizemos esse filme, eu senti que tínhamos resolvido o defeito de unir dois mundos, e isso ocorreu dez anos atrás. Acho que o mais complexo é recriar na maneira digital para personagens humanos, porque em Avatar, os protagonistas não eram.