DOMINGO, treze DE M&R2Q DE 1560 IK VJOKSUñBDER ESPANHOLA Página 21 ESSA Inquieta BR Conversa com o pai Árcm ESFORÇOS DE-A PREGAÇÃO Ao lado da crispacibn ruidosa das Ramblas abre a movimentada avenida do Hospital. A poucos metros está o refúgio de a igreja paroquial de Santo Agostinho.
No interior do templo e de uma extremidade à outra, as grandes naves apiña a multidão que ouve o verbo unitário de Cristo. São pessoas da cidade que ouvem o, anual mensagem de Quaresma. As expressões de fé e de afeto vêm os lábios do pregador torrente impetuosa.
- Dez razões para prosseguir odiando os fachadas
- vinte e cinco Oh, céus
- Não imagino, ficou anormal
- Ejutla (zapoteca: Lubisaa): Treze
- dezoito Xandao, muito perto de assinar pelo Sporting
No púlpito, o padre Eduardo Arcusa, S. I. Fala imprimindo à pregação o vigor e a sinceridade que abre ios o coração para a espiritualidade. “Vai demorar a sair. Um expressivo velhote, que, sem sombra de dúvida, em sua existência tem ouvido vários sermões, comenta: —Prega com inspiração. A antiga conventual é vazio e do altar, pela grande nave gótica, Santo Agostinho vela por fora.
E da cidade. As pessoas, em tons de cinza da noite, se perde nas ruas imediatas e pras acicaladas Ramblas. Mas o ar fica a pergunta de quem é o pai Arcusa que move tanta possibilidade.
Apesar do ceceio sul-americano e o som de teu nome, o clérigo Eduardo Arcusa é um catalão, nascido em barcelona, rodovia de Aribaii. Ia pro médico, quando descobriu a ligação do sacerdócio, E o é, da Companhia de Jesus. De alta estatura, sereno, de cabeça teimosa e careca na localidade frontal, é de riso e tateável de olhar rigoroso.
—. Sobre tudo em um. Falava a respeito do materialismo, que, juntamente com a maçonaria e o protestantismo, são os grandes perigos que pairam sobre as comunidades católicas da américa latina. Expunha, contra as doutrinas marxistas, as soluções cristãs em campó’ social. O auditório estava repleto Terminei a discussão e o locutor sussurrou que passasse a uma sala imediata às cabines de transmissão.
Um grupo de homens armados me vez – foi.’Me imploraram para que, sem demora lhes acompanhasse, em razão de se tinham notícias de um ataque contra a minha pessoa. Enquanto isto, a observação recortes de jornais que comprovam a ressonância de que, sem temor, durante oito anos, tem pregado a paíabra de Cristo em hostis e perigosos lugares. Transcribo um. titular do jornal “O Povo”, de La Paz (Bolívia).
Trinta de junho de 1955: “O pai Arcusa, haverá que enjaularlo para que feche o bico.” . Mas nada arredra a este sacerdote catalão, que em abril próximo, regressar a Boli,via. Com vontade de participar entusiasmo ensina-me os planos da futura Residência da Juventude Boliviana, de Coehabamba. Nada do que ele “poderá”, ou siquieísa a inexistência de 200 1000 dólares que deve para emp’ezar as obras.
Falta Sessenta Mil SACERDOTES Qualquer um, esteja ou não familiarizado. América na cultura ocidental é, após a conversão do universo romano, o evento mais singular produzido no campo das ideias. No Brasil — a “grande reser-.