“A Performance No Futuro Será Tudo”

“A Performance No Futuro Será Tudo”

"A Performance No Futuro Será Tudo" 1

O artista, Prêmio de Artes Plásticas de Andaluzia, em 1992, confessa, sem blush que as obras estavam em estúdio e não tinha intenção-las, “eu tenho muita obra”, entretanto foi o ator de Berimbau quem insistiu. “Vinho Miguel e me argumentou que eu tinha que expor mais uma vez, e peguei a coisa menos difícil. Não é que não necessite mostrar, é que com os anos se me tiram a vontade”.

Contudo Paco Penteado, não desiste. Esse artista, que viveu cota de sua infância e juventude no Brasil, onde conheceu o universo das favelas, tem criado o seu serviço a partir do óleo, aquarelas, desenhos e gravuras. “Eu continuo pintando todos os dias, porém a vida me vai terminando. Eu tenho uma idade. Não sou pessimista, mas agora pinto menos do que antes e pinto mais pequenos formatos.

E assim como pinto mais pra mim. Quem sabe com esta forma de pintar está saindo outro tipo de pintura, entretanto a mim deu-me a todo o momento mal opinar de mim mesmo”. É um pintor em solidão. “Eu estou no plano eremita e tomando comprimidos”, diz, e no momento em que se pergunta pela saúde inclui que, “a análise me alegou que está bem. Eu irei muito ao centro de saúde.

Neste momento tenho duas coisas a fazer: tomar conta de minha saúde e pintar”. Apesar de viver em solidão, diz saber das coisas que acontecem fora de teu estudo. “O panorama não está super bem, está muito chato, não há coisas recentes.

Existem muitos artistas, todavia nenhum com potência, que possa ser de verdade uma coisa séria. O mundo inteiro acredita-se pintor genial e muito artista, mas não é bem desta forma”. Se lhe pergunta por que lhe tem chamado a atenção diz que lembra uma exposição que fez Luis Gordillo.

  • Mt 11,doze – “desde os dias de”, semitismo
  • ? princípios activos, excipiente, e adjuvante
  • se Encaixar a todos os frascos de esmalte de unhas tamanho
  • Cor favorita: Azul marinho e preto
  • quarenta e nove Wikipedia:Mediação informal

“Não era muito de tua pintura, contudo, ao final, me convenceu”. Paco Penteado é muito sincero. “A existência me tem tratado bem? Não lhe posso ceder a responsabilidade na existência, porém a mim mesmo por ser como sou, e neste momento está.

eu imagino que Eu tenho um feitio árduo e muito introvertido. Para trabalhar em si é excelente, entretanto para a vida, não. Perdi várias oportunidades e não soube vender o meu serviço, como exercem outros”. Leva anos pra renovar a sua obra. “Um trabalho que de imediato terminei. Eu acredito que a pintura se faz, insuficiente a insuficiente, a obra não é alguma coisa imediato, é com a convivência com o quadro de que jeito tá fazendo a pintura”.